sample47
sample47

Leituras

sample47
sample47

Variedades

sample47
sample47

Música

05 julho 2014

Arquitetura gótica


Propagando-se a partir do norte de Paris, onde surgia a primeira manifestação de arquitetura gótica – a Abadia de Saint Denis -, traz um aprofundamento dos elementos básicos das construções românicas (arcos e abóbodas); em especial, nos aspectos associados à verticalidade. Associada à efervescência religiosa da época em que se originou - trabalhada em questões de ascensão espiritual – teve, nesse ponto, o favorecimento à construção de altos edifícios, justamente como meio representativo da possível elevação do espírito.

Caracterizada por fachadas (com três pontais), os já citados arcos e abóbodas (ogivais e de nervuras, respectivamente), pilares (colunas de sustentação), vitrais (em detrimento de paredes), a arquitetura gótica pode ser notada ainda hoje, como na Catedral de Notre-Dame (em Chartres), além de sua descrição estar presente em diversas obras da literatura. As construções são imponentes e de teor clássico; são como uma viagem ao passado, confira:










2 comentários:

  1. Você vai se espantar de ver tantos comentários meus por aqui, mas é que eu me identifiquei muito com várias postagens suas.
    Está de parabéns! Lindo blog, lindas postagens nas quais tem muito haver comigo!
    Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigada! Não sabes como isso me felicita!
      E eu também gostei muito de seu blog!

      Excluir